Domain
Account
Categories
Videos
Magazine
Classifieds
Events
Blog News
Online Shopping
 | 
 
 
English Português Español
Notícias / News

Mitos e Verdades sobre a celulite.

Por Fabiana Gontijo

Qual mulher não tem várias dúvidas em relação à celulite. Abaixo, um raio X completo do que há por trás dessa vilã. 

Celulite é problema de mulher: MITO

Homens e crianças também podem ter celulite sim! Os dois sexos são atingidos, mas nas mulheres a incidência é maior, tanto por ação dos hormônios femininos quanto pela distribuição e disposição da gordura no corpo. O tecido gorduroso dos homens tem traves mais espessas que permeiam as células de gordura, e estas traves, também chamadas septos, são dispostos de maneira oblíqua. Nas mulheres estes septos são mais finos e dispostos de maneira perpendicular. O que isso significa? Nos homens, quando ocorre aumento de tecido gorduroso sob a pele, ele se projete para o fundo. Nas mulheres, quando o tecido gorduroso aumenta, ele se projeta para fora. Os septos seguram a pele, e entre os septos ocorre a projeção de gordura. Assim, aparecem as irregularidades, os famosos furinhos.

O que causa a celulite é um componente genético - MITO

Não podemos atribuir apenas uma causa para o surgimento da celulite. O problema é multifatorial, envolvendo fatores hormonais, neuroendócrinos, vasculares (problemas de circulação sanguínea e linfática) e comportamentais como sedentarismo, tabagismo e erros alimentares.

Falando em hábitos, a alimentação realmente é um dos fatores no combate à celulite. Segundo os nutrólogos e nutricionistas o consumo regular de verduras, legumes e frutas, diminuem a absorção das gorduras e carboidratos devido à formação de uma intensa rede de fibras que aprisiona o alimento no centro do bolo impedindo assim sua absorção.

Existe medicamento para celulite: VERDADE

Mesmo algumas pessoas achando que é mentira, já existe o desenvolvimento de produtos mobilizadores de gordura que melhoram o aspecto da celulite. Associar liporredutores a exercícios físicos podem ajudar na ação do produto e contribuir para o tratamento, mas vejam bem, associar! Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Estética, novos medicamentos injetáveis têm sido estudados e vêm apresentando bons resultados. Porém, vale lembrar que os cremes funcionam como coadjuvante aos tratamentos estéticos para melhorar a textura da pele, não para eliminar furinhos! Esses cremes não penetram profundamente no subcutâneo, camada da pele alterada neste caso.

Calça jeans apertada aumenta celulite- VERDADE

A história da sua avó ou mãe de que a calça apertada vai piorar os furinhos é pura verdade e fácil de entender. Com a compressão dos vasos, a drenagem das pernas e coxas ficam prejudicadas, contribuindo para a formação da celulite.

Para celulite, o negócio é malhação para aumentar músculo!- MITO

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, não é porque malhando os músculos aumentam que celulite vai embora. Pegar pesado na malhação pode ajudar a acelerar o metabolismo e contribuir para redução de gordura, claro, mas os exercícios que mais contribuem são os aeróbicos como natação, corrida, hidroginástica, caminhada e bicicleta, pois melhoram o aporte sanguíneo e drenagem de todo corpo.

Mulheres magras não têm celulite- MITO

Se fosse assim, bastava emagrecer e tudo se resolvia (tudo bem que emagrecer não é nada fácil). Mas todas nós conhecemos alguma magra com celulite, então você pode dizer: Viu? Então não adianta emagrecer! Bom, calma, emagrecer vai ajudar bastante no combate á doença, mas é fato que, como já citado acima, a doença é multifatorial, com uma contribuição importante de fatores eminentemente femininos como os hormônios.

Lipoaspiração resolve a celulite- MITO

Não resolve: essa técnica remove apenas gordura e em alguns casos pode até agravar o aspecto da celulite, por gerar um certo grau de flacidez.

Refrigerante aumenta celulite- VERDADE

Ao contrário do que alguns pensam, não é o gás do refrigerante que contribui, mas sim o sódio contido em sua composição. O sódio é um componente importante para o organismo, porém em excesso gera retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço e colabora para o aparecimento do problema.

A principal fonte de sódio na nossa alimentação é o sal. Portanto, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Na hora de preparar os alimentos, devem-se preferir temperos naturais, como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que, além de mais sabor, possuem também antioxidantes.

Resumindo...

A Celulite afeta 90% por cento das mulheres e é algo com que lutamos todos os dias. Infelizmente, ainda está para surgir a cura efetiva para este problema, que nós aguardamos ansiosamente. Durante muitos anos foi considerada uma característica normal nas mulheres e nunca foi investigada pela ciência.

Atualmente, a procura por uma solução é gigantesca, o que conseqüentemente origina uma maior pesquisa sobre o assunto.
Lembre-se que a melhor forma de "tratar" a celulite é uma combinação de uma dieta saudável, exercício físico, tratamentos para a celulite e cremes anti-celulíticos. Tudo ajuda, mas nada resolva definitivamente, apenas melhora!

Fonte: Revistabelle.com

       



 
 
 
Comments  :